sábado, 29 de setembro de 2012

FORMAÇÃO DO PROJETO FEIRA CULTURAL DAS ESCOLAS PUBLICAS

ENCONTRO REALIZADO NO ENGENHO DA FAZENDA PARAISO NA PROPRIEDADE DO SENHOR JACÓ NA VILA JARDIM - ARARIPINA - PE. NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS AO SENHOR JACÓ E SUA FAMILIA POR TER NÓS ACOLHIDO EM SUA PROPRIEDADE.
 
 
 

LEVANTAMENTO DO SENHOR DA VERÔNICA

ESCOLA PROFESSOR MANOEL BONIFÁCIO COSTA

GRUPO 1: ALEX, CARLOS, COSMO, MARCIANA E SOCORRO.

CARACTERISTICA: BEM MATERIAL
CAPELAS E MARCOS RELIGIOSO
 
REGISTROS : FOTOGRAFIA, AUDIO E VIDEO
 
 SENHOR DA VERÔNICA
 
            O Senhor da Verônica esta localizado na Fazenda Boca da Mata, a aproximadamente 2 km do Município de Araripina-PE.
            A historia do Senhor da Verônica surgiu, quando Jesus foi levado ao calvário, uma senhora chamada Verônica enxugou a face de Jesus com seu véu branco e de acordo com a historia, no pano ficou a impressão da face de Jesus. Tornando-se uma das mais populares tradições crista, e o seu véu é uma das mais amadas relíquias. De acordo com a tradição Verônica levou o véu para fora da terra santa e teria usado para curar o Imperador Tiberius (14-37) de uma doença grave. O véu foi levado para Roma no século VIII e foi transferido para a Basílica de São Pedro em 1297 pelo Papa Bonifácio VIII (1294-1303).
A imagem do Senhor da Verônica chegou à Família Arraes através das mãos de um mercador ambulante da Itália, que necessitando de abrigo e proteção foi acolhido na Fazenda da Família de João Arraes no Município de Pio IX no Piauí. Aonde este veio a ficar doente, e antes de falecer como gratidão, ele os presenteou com a imagem do Senhor da Verônica e pediu que ela fosse passada de geração em geração. E assim foi feito, João Arraes passou a imagem para seu filho Custodio Arraes que morava no Distrito de Varzea Nova no Município de Assaré-CE. Este, por sua vez, passou para seu ascendente João Custodio Arraes Neto, que se mudou do Ceará para o Pernambuco em março de 1903. Onde comprou a Fazenda Boca da Mata em Araripina-PE, fixando residência e passando a imagem para Cleomedio Arraes.
Em 1909 casa-se com Senhorinha que dão continuidade a adoração da imagem, ornando-a em cima de uma mesa com flores, velas e fitas. A cada dia aumentava os adoradores, motivo que levou a construir um centro de devoção, mas somente em 1950 foi benta a capela e a imagem passou a ser venerada em lugar apropriado a romaria. Cleomendio Arraes faleceu em 1952 e Senhorinha em 1956, cujos corpos estão sepultados na capela.
 Em 1956, Luis Arraes (Srº Louzinho), herdou a imagem ficando sob a sua guarda até o ano de 1998. Apartir dai sua filha Filomena Rodrigues Arraes é a responsável que juntamente com a família organizam o Tríduo Festivo que acontece anualmente no final do mês de outubro.  
 OLHA NÓIS AI...

sábado, 22 de setembro de 2012

Levantamento da Historia da Igreja Matriz de Araripina

Boa tarde a todos, nós estamos precisando da ajuda de vocês araripinenses, para expandir o nosso banco de informações pois o nosso acervo é limitado (quem souber alguma coisa sobre a história da primeira igreja de Araripina ou conheça alguém que saiba nos informe na Escola professor Manoel Bonifácio Costa ou pelo e-mail culturaararipinense@gmail.com)agradecemos a sua colaboração.


alunos:Leonardo junior

                                                      Tarcisio matues


ALUNOS DO BONIFÁCIO REALIZAM LEVANTAMENTO ARTISTICO E CULTURAL DE ARARIPINA - PE

Pomba entrada de Araripina-PE (Simbolo da Paz)
Grande parte do grupo de alunos da Escola que estão envolvidos no Projeto Feira Cultural.
 
Sejam muito bem vindos ao Blog dedicado ao Projeto Feira Cultural das Escolas Públicas do Sertão. Aqui postaremos um pouco da cultura de Araripina, e pra começar com o pé direito postamos logo de cara fotos da equipe e da pomba, grande símbolo da paz. Em breve teremos novidades, portanto voltem sempre e não se esqueça de divulgar o novo blog. Beijos e até logo