terça-feira, 2 de outubro de 2012

LEVANTAMENTO DA HISTORIA DA IGREJA MATRIZ DE ARARIPINA-PE


IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇAO ARARIPINA

Araripina nasceu sob o signo da cruz e quando ainda Fazenda São Gonçalo recebeu as bênçãos do padre Ibiapina que ao construir uma capelinha no ano de 1871, profetizou, que segundo a tradição, para ali viria um padre alemão e ergueria uma catedral e que da serra ia sair ouro para o resto do mundo. Em 1923 chegou a São Gonçalo o Padre Luiz Gonzaga Kehrle, alemão, que edificou a majestosa igreja-matriz. Dois anos após a chegada do padre Luiz Gonzaga, em São Gonçalo, foi lançada a pedra fundamental para construção da nova matriz. A obra estava em fase de conclusão , quando no ano de 1937, ocorre o desabamento da torre. Mas com a determinação da população de do padre Luiz Gonzaga, a igreja foi inaugurada no dia 31 de maio de 1942.

E imponente e majestosa. Arquitetura sóbria, de linhas basicamente góticas, sem quebra de harmonia, ornada com vitrais de rara beleza, doação de ilustres personalidades de todo o Brasil, cujos nomes neles são gravados: Cel. J. Pereira Queiroz, Dr. Hermiliano e Maria da Gloria Assis, Joaquim Bandeira, Dr. Novais Filho, Casa Bernardino dos Santos, Major Gonzaga- Matriz da Gloria (Rio de Janeiro), Dr. Manoel Novais, Dr. João Cleofas de Oliveira, Dr. Barbosa Sobrinho, Dr. Oscar Bernardo e Dr. Assis Chateaubriand.

O Padre Luiz Gonzaga Kehrle dirigiu a Paróquia de 1923 a 1951, quando se afastou por motivo de saúde, sendo substituído pelo Padre Gonçalo Pereira Lima. Padre Gonçalo conhecia a paróquia e deu continuidade a obra apostólica do seu antecessor.

A igreja construída no período de 1930 a 1940 apresentou em sua estrutura física os desgastes da ação inexorável do tempo, comprometendo a segurança dos freqüentadores.

Foi necessário grande reforma, a qual Padre Milton e fies não mediram esforços, embora sem recursos financeiros, para que a matriz continuasse a ser cartão postal da cidade. A cobertura e o piso foram substituídos e instalada a Capela do Santíssimo.

Hoje a Paróquia de Araripina pertence à Diocese de Salgueiro PE e o pároco é o Padre Antonio Malam.
 
 
 
 
 
 MENINAS ATIVIDADE!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário